Versículo para meditação

"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Salmos 27:1"

Cap 1 - "CRIAÇÃO DOS FILHOS SEGUNDO A BÍBLIA"



Um estudo dos princípios bíblicos para a educação e o treinamento dos nossos filhos.

Introdução

Os pais de hoje precisam ficar alertos quanto ao perigo de negligência na área da criação dos seus filhos, precisam saber e entender seus filhos e ficar cientes dos problemas de crescerem em um mundo cada vez mais perigoso, espiritualmente falando. Por esse motivo, as seguintes apostilas foram preparadas, e estudadas por classes de varões e moços, e de senhoras e moças, da Igreja Batista em Vila São Pedro. Poderão ser úteis para aulas bíblicas dos institutos e seminários, bem como aulas de escola dominical. Que Deus se digne de abençoá-las para a melhora dos nossos lares crentes batistas, é o que rogamos ao trazermos à luz esta pequena e humilde obra.




Texto Chave: Salmos 127:3 ! "Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão."



Introdução: Os nossos filhos não são realmente nossos. Eles não nos pertencem! São-nos emprestados por Deus por um POUCO DE TEMPO. Deus nos entrega um pedaço de massa maleável, deformada pelas conseqüências do pecado original de Adão. A nossa responsabilidade, como pai, será de REFORMAR e moldar o caráter e a vida desse filho até que atinja a semelhança de Cristo. Naturalmente nesta tarefa contamos com o poder regenerador e restabelecedor do Espírito Santo e da Palavra de Deus.



Somente colocando-os em cima da rocha do oleiro (correspondendo ao ambiente da nossa casa e da igreja) não garantirá o sucesso. Para que saiam vasos formosos e valiosos. Será necessário o seguinte:



1. Precisaremos formá-los de acordo com a palavra de Deus.



2. Precisaremos conservá-los maleáveis através de uma atenção constante e interrupta da nossa parte.



3. Precisaremos remover os "caroços duros" e pedrinhas que acompanham o barro no seu estado natural, através de treinamento paciente e persistente.



4. Como o oleiro mistura água em proporções certas, a determinados instantes durante o processo de formar o vaso sobre a roda, assim também nós deveremos conservar nossos filhos "umedecidos" (não podendo assim endurecer e empedernir-se no erro), através da água da palavra de Deus, aplicada diariamente.



5. Como o oleiro não pode afastar-se do barro em processo de formação sobre a roda, assim nós não podemos largar a obra de formação do filho, deixando-o sozinho durante algum tempo, sem a atenção e cuidados das mãos ternas e firmes dos pais, para que os mesmos não se endureçam como barro seco e duro, finalmente ficando trincados, e jogados no lixo da destruição.



6. Precisaremos nos lembrar de que cada criança é diferente, é um indivíduo especial. Cada uma chega ao mundo trazendo sua própria personalidade e temperamento, mas cabe aos pais trabalharem nas áreas "pedregosas" da sua vida, fazendo sobressair as qualidades. Enquanto sejam eliminados os defeitos. Cabe aos pais serem criativos e hábeis. O barro da vida do nosso filho necessita ser formado através de mãos pacientes e caprichosas!



O livro de Provérbios servirá de base para nosso estudo. Através da sabedoria prática, irrelevantes, e bem atualizada encontrada nesse livro, poderemos aprender e colocar em prática certos princípios divinos que garantirão o bom sucesso desse empreendimento. Consultaremos, a demais, outros trechos da Palavra de Deus. Não teremos pressa, pois somente através de uma boa pesquisa demorada é que esses princípios ficarão bem gravados em nossa mente e coração, e assim poderemos agora a estudar: A CRIAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário